Home office a tendência que veio para ficar
Segundo um relatório da WGSN, um dos maiores bureaus de pesquisas de tendências do mundo aponta que, após a Covid-19 muitos hábitos e estilo de vida das pessoas serão modificados, podemos citar algumas como principais, a do trabalho em home office, trabalhar perto de casa, e frequentar lugares públicos sem aglomerações que remetam a sensação de estarmos em casa, dentre outras. Isso se deve pela mudança que deverá acontecer nas pessoas pela preocupação com a saúde e bem-estar pós pandemia.
O uso de home office já estava sendo um modelo bem aceito por muitos profissionais, mas agora se afirma como uma alternativa que vem ganhando cada vez mais adeptos. Pensando nisso hoje vamos abordar este tema para mostrar que é possível ter um espaço de trabalho em casa independente.
Ao decidir ter um home office é preciso entender que precisamos estabelecer regras tendo disciplina, rotina e definir o espaço que será utilizado. Importante ficar isolado do restante de moradores da casa.
A primeira medida a se tomar é decidir em local da casa será o escritório, um ambiente da casa ou se não houver um cômodo livre poderá ser num canto de parede, uma sacada. Agora você deverá adequar este espaço com as adaptações necessárias para receber os aparelhos, de forma a ter segurança no lugar. Parte elétrica, tomadas, internet, cabos etc. Não sendo este o caso de todos, muitos precisam apenas de um laptop para trabalhar.
E por último, não podemos esquecer da iluminação, um ambiente bem iluminado de luz natural é perfeito, mas se este não for o caso invista em um bom projeto de iluminação.
A marcenaria é outro item importante, as vezes há a necessidade de uma prateleira, um gaveteiro, uma bancada ou mesa tudo facilmente encontrado nas lojas de móveis prontos com preços competitivos ou se você quiser uma solução personalizada contrate um projeto de um profissional para otimização do seu espaço respeitando os padrões de ergonomia, uma bancada de altura errada compromete o rendimento além de causar lesões e dores. As vezes este custo vale para se ter o espaço ideal e dentro do que você espera.
E por último o uso das cores certas nas paredes com tinta ou outro acabamento como papéis de parede, painéis, por exemplo. A cor define se você ficará agitado, tranquilo, alegre, enfim, ela é fundamental para o seu bem-estar.
Escolhemos algumas imagens para você se inspirar!
Gislaine Bezerra
Arquiteta e Pós Graduada em Moda e Gestão
[email protected]
@gislaine_bezerra_souza
Fotos: Arquivo pessoal e Pinterest