Revista

Lenira Condessa | Arranjo de mesa para Noite de Natal

Início|Lenira Condessa | Arranjo de mesa para Noite de Natal

Lenira Condessa | Arranjo de mesa para Noite de Natal

Aqui está minha dica de arranjo de mesa para este Natal. Escolhi um balde de gelo de prata, alguns galhos de fórmio, antúrio, uvas verdes e rosadas com galhos de eras. Na mesa ameixa vermelha, velas e arranjos de cipó. Tenham todos um Feliz Natal e um Ano Novo Iluminado!

Nome científico: Anthurium andraeanum
Família: Araceae
Nomes populares: antúrio, antúrio-de-flor.
Etimologia: seu nome deriva do grego anthos, flor; e ourà, rabo, devido às inflorescências consistirem em brácteas e espádice, assemelhando-se a uma pequena cauda.
Origem: Colômbia

Exótico e Duradouro: Imponência, autoridade e luxo. Os arranjos com essa flor são presentes aconselháveis para mulheres maduras por representar confiança, iluminação e fortuna

Curiosidade

O antúrio é considerado planta tóxica por possuir oxalato de cálcio. A ingestão pode causar queimação, irritação das mucosas, náuseas e inchaço.
Natural da Colômbia, o antúrio é uma flor que engana os olhos e os polinizadores. O que muitos pensam ser a flor nada mais é do que a chamada inflorescência, composta do espádice, aquela “espiga” proeminente e de uma grande bráctea, uma folha modificada e extremamente colorida. As flores verdadeiras são os pequenos pontos amarelos que ficam no espádice.
Antúrio seu nome deriva do grego anthos, flor.
Originário da Venezuela e Colômbia, o antúrio foi levado nas últimas décadas do século XIX para a Europa, antes de se espalhar para outros países. No Velho Mundo, passou pelos primeiros de muitos programas de melhoramento, antes de se tornar a segunda flor tropical mais comercializada no mundo, atrás apenas das orquídeas.
O antúrio é considerado uma das flores de maior valor unitário, na Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, nos últimos anos.

Cultivo

O cultivo do antúrio é fácil, pois seu manuseio não requer muito trabalho. A flor requer apenas ambientes à meia-sombra mas que recebam luminosidade indireta em boa quantidade. O solo deve ser rico em matéria orgânica; especialistas recomendam uma mistura homogênea de terra vegetal e fibra de coco. As regas devem ser frequentes, pois o antúrio exige umidade, porém sem encharcamento. No Verão, durante os dias mais quentes recomenda-se pulverizar água nas brácteas. O reforço na adubação deve ser semestral.
Luz: Média a alta intensidade, próxima a uma janela de face norte ou leste. Doze ou mais horas de luminosidade estimulam a floração.
Temperatura: 18 a 26ºC, tolerando até 13ºC. A cada três meses ou mensalmente se você usar adubo solúvel em água.
Cuidados especiais: Regue diariamente se usar pedregulhos na mistura de terra do vaso.
Problemas comuns: Se a planta não der flor, coloque-a num local mais iluminado.
O antúrio pode propagar-se através de sementes, mas muito lentamente: leva cerca de três anos para florescer e cinco para o início da produção comercial, além disso, as mudas obtidas por sementes têm a desvantagem de não possuírem uniformidade. Por isso, o melhor processo é o da reprodução em laboratório, que apresenta mudas perfeitamente idênticas, ou seja, clones da planta-matriz.

 

Lenira Condessa: Av Sete de Setembro, 5739 – Batel

 

Ficha Técnica:

Foto: Lenira Condessa

Texto (Curiosidade e Cultivo) : http://www.mulhervirtual.com.br/flor/Anturio.html

Arte e publicação: Raquel Lima

Por |2015-11-30T10:53:08-02:00novembro 30th, 2015|

Notícias