Jardim Vertical: entenda a sustentabilidade por trás da beleza
Os ambientes sérios das empresas e conglomerados de trabalho ganham mais vida quando contam com um Jardim Vertical disponível nos mais diferentes espaços.
Conhecidas como paredes verdes, ou paredes vivas, a implementação de plantas em uma área específica tem levado o paisagismo a novos patamares.
Essa quebra visual de bloco e concreto por plantas e, em alguns casos, até mesmo flores, arbustos e outros elementos naturais, tem proporcionado aos ambientes corporativos mais vida e integração com a natureza.
Com isso, a valorização dos espaços ocorre e esses modelos podem ser encontrados tanto em áreas internas quanto em localizações externas, como as fachadas e laterais de prédios e edifícios, sendo mais comum e interessante em grandes centros urbanos, em que praças e parques perderam terreno para a construção civil e o asfalto.
A verdade é que os jardins verticais se tornaram uma inovação paisagística, com aproveitamento de espaço para garantir mais verde e elementos naturais, proporcionando aos ambientes mais beleza, um colorido vivo e atração de pássaros e outros animais importantes para a natureza.
Técnicas para implementação de plantas nas paredes
No entanto, é preciso levar em consideração alguns pontos antes de instalar o jardim vertical no ambiente de trabalho. Não só pelo cuidado com a estrutura do imóvel, mas também para encontrar um equilíbrio visual e decorativo de maneira correta.
A contratação de um profissional da área de jardinagem e paisagismo coloca em prática técnicas essenciais que ajudam a escolher as melhores plantas, sem qualquer prejuízo à estrutura na qual o jardim vertical ficará instalado, seja muro ou parede.
De acordo com as possibilidades, é possível instalar diferentes elementos estruturais, como:
- Painéis verdes;
- Pallets sustentáveis;
- Quadros exclusivos;
- Vasos individuais.
Além disso, para a instalação de um jardim vertical, outros pontos devem ser levados em consideração, como o sistema de irrigação, a entrada de luz natural e o respeito ao crescimento das plantas. Tudo isso pensado conforme a altura e a largura do espaço disponível.
O investimento pode ser baixo, quando comparado a outros métodos de acabamento de um espaço imobiliário, ou mesmo a decoração ambiente do local.
Até mesmo a instalação de um Pisante de concreto preço deve contar na contabilidade e o modelo de instalação, para decidir pela colocação ou não e como o processo se dará.
Por isso, um planejamento técnico desenvolvido por um profissional é essencial e, assim, será possível garantir um espaço adequado e convidativo.
Aliás, os elementos estruturais são de grande importância para a implementação de um jardim vertical.
Conforme o desenvolvimento desses projetos, é preciso levar em consideração a facilidade de manutenção e a segurança das pessoas que ocupam esses espaços.
Os ambientes corporativos podem aplicar o jardim vertical na área de lazer ou, por exemplo, em um espaço dedicado a reuniões informais, corriqueiras e do dia a dia das equipes de trabalho.
Por isso é preciso escolher as plantas adequadas para que não atraiam insetos que podem ser perigosos. Ou mesmo incluir plantas que possam ser muito pesadas, conforme o crescimento se dá, prejudicando outros aspectos da estrutura. Consequentemente, o processo de manutenção se mostra fundamental também.
Para garantir um espaço agradável e de fácil adaptação decorativa, o mercado disponibiliza plataformas verticais produzidas com materiais que se fixam nas paredes ou Muro de contenção preço, promovendo mais liberdade para que as plantas possam crescer de forma natural.
Vale lembrar que os cuidados de jardinagem e paisagismo devem ser frequentes, conforme a vegetação utilizada.
Há diferentes propostas paisagísticas que podem se adaptar de maneira adequada a cada espaço corporativo encontrado nos grandes centros urbanos.
Modelos adaptados a qualquer projeto imobiliário
A ideia de jardim vertical remete ao início do século XX, sendo aplicado por paisagistas franceses em estruturas imobiliárias voltadas para a natureza e como forma de reduzir espaços urbanos, mesmo dentro das cidades, criando um equilíbrio entre esses espaços.
Desde então muitos países se baseiam nas ideias e projetos europeus, com adaptações específicas por causa da localização geográfica e disponibilidade de plantas e flores diferenciadas.
Um jardim vertical pode ser empregado em diversas estruturas imobiliárias, o que tem levado a empresas voltadas ao setor imobiliário, em que a empresas de construção de piscinas atua, a investir em projetos que valorizam diversos espaços com esse modelo de paisagismo, inclusive tornando-o uma tendência.
Os imóveis que contam com um cômodo dedicado para o home office ou mesmo coworkings podem, conforme a disposição do terreno, dedicar uma parede voltada exatamente para a implementação de um jardim vertical, trazendo mais conforto, um novo ar e até proporcionando uma área de descanso diferenciada aos profissionais.
Assim, essa área de trabalho conta com um visual atraente e, que muitas vezes, ajuda no desenvolvimento do trabalho dos profissionais.
Para estruturas imobiliárias projetadas para a recepção de grandes empresas, uma Fábrica de laje protendida que pensa na sustentabilidade e no meio ambiente pode valorizar o espaço de trabalho por meio desse design é ferramenta.
Com isso, é possível encontrar diversas fábricas que, antes eram inimigas da natureza, com projetos voltados para a sustentabilidade como um todo e, em particular, com espaços verdes disponíveis para os funcionários.
Esse tipo de preocupação tem ganhado cada vez mais espaço no século XXI, ainda mais com a fiscalização por parte do poder público e organizações não governamentais quanto a pegada ambiental e medidas de sustentabilidade.
A simples menção sobre um jardim vertical demonstra que a preocupação com a natureza está inserida na cultura empresarial desde o princípio.
O papel da sustentabilidade no jardim vertical
Por falar em sustentabilidade, há diversos elementos que podem compor o paisagismo de uma empresa, em complementação ao jardim vertical instalado em determinados locais.
A partir de um curso de para entrar em uma empresa de paineis solares rj, muitos profissionais passam a enxergar a natureza como elemento essencial dentro do ambiente corporativo.
Além de aproveitar a luz do sol como fonte de energia inesgotável, o jardim vertical em uma área interna ajuda na climatização do local, regulando a temperatura de forma natural.
Outra vantagem que uma parede verde pode oferecer é o isolamento acústico, reduzindo de forma eficiente os ruídos relacionados a máquinas nas linhas de fábrica, ou mesmo nos grandes centros urbanos.
A acústica de um espaço que conta com uma parede viva é diferenciada, conforme a instalação de plantas e outros elementos naturais dentro do espaço.
Outras vantagens que valem a pena destacar são a revitalização visual, quebrando o cinza das paredes de áreas corporativas e industriais, assim como a purificação e limpeza do ar como um todo, melhorando a qualidade respiratória de quem utiliza o espaço.
A sustentabilidade pode ir além, com elementos descartados e revitalizados, podendo aplicar no paisagismo decorativo objetos como:
- Canos de PVC;
- Potes plásticos;
- Pneus;
- Troncos de árvores.
Esses materiais retirados da natureza são reaproveitados, ganhando uma nova função e aprimorando os espaços. Nesse caso, o cuidado que as empresas de consultoria imposto de renda reforçam está apenas em manter a rega de forma acertada.
É preciso evitar que fique água parada em locais específicos, reduzindo os riscos de atrair bichos e insetos, principalmente mosquitos que transmitem a dengue, e pernilongos que podem ser incômodos para quem possui alergia.
Os modelos mais adequados de plantas
Quando uma empresa decide renovar o espaço do ambiente de trabalho, a contratação de profissionais se torna parte fundamental para que todo o projeto ocorra dentro da normalidade.
A contratação de uma consultoria ambiental campo grande ms, ou qualquer outro município onde a empresa está instalada, pode ser a solução ideal para que o jardim vertical seja bonito, promova a sustentabilidade e deixe o local mais agradável para os funcionários e colaboradores.
O revestimento de uma parede ou de uma fachada pode contar com diferentes modelos de plantas, como trepadeiras, samambaias e outras espécies, entre as quais:
- Falsa-vinha;
- Jasmim de Madagascar;
- Singônio;
- Unha de gato.
Cada modelo de planta possui características próprias, cuidados que precisam ser tomados quanto à fixação nas paredes ou muros.
A superfície deve ser adequada para que não cause nenhum problema estrutural, como ocorre com os Adjuvantes agrícolas que afetam a absorção, em que as plantas são essenciais para evitar a erosão do solo.
Dependendo da disponibilidade de espaço, o jardim vertical pode ser ainda mais sustentável com a presença de uma horta, disponibilizando produtos orgânicos que podem ser utilizados na cozinha industrial da empresa, ou para distribuição entre os funcionários.
Conclusão
Os benefícios que um jardim vertical promove em um ambiente corporativo são inúmeros. Ainda assim, vale reforçar que é sempre importante verificar o espaço disponível para a instalação, observando 4 pontos essenciais:
- Disponibilidade de água;
- Frequência de irrigação;
- Incidência de vento;
- Quantidade de sol.
O projeto desenvolvido por um profissional que trabalha com jardinagem e paisagismo deve tomar os devidos cuidados, escolhendo as plantas conforme o crescimento das raízes, a manutenção periódica e a segurança do local, de modo a evitar qualquer tipo de dano à estrutura imobiliária.
Para os funcionários, gestores e líderes de uma empresa, o jardim vertical torna os espaços mais convidativos, aproximam da natureza e estimulam a criatividade e a concretização das tarefas com mais alegria e vitalidade.
Enfim, o verde da natureza desenvolve os instintos primitivos e remete à liberdade e o papel que a humanidade tem na manutenção de todo o planeta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.