Revista

Masterpiso | Cuidados com o piso de madeira

Início|Masterpiso | Cuidados com o piso de madeira
  • Masterpiso

    001

    Masterpiso

  • Masterpiso

    002

    Masterpiso

  • Masterpiso

    003

    Masterpiso

Masterpiso | Cuidados com o piso de madeira

Dicas importantes podem aumentar a vida útil do piso e evitar grandes manutenções

 O piso de madeira é uma opção clássica, que nunca sai de moda, para quem deseja deixar os ambientes mais elegantes e aconchegantes. Mas como todo revestimento de piso, ele exige alguns cuidados, tanto na instalação quanto no dia a dia, para que sua vida útil seja prolongada.

O principal cuidado é evitar o contato com a umidade, por isso não é recomendado utilizá-lo em áreas como cozinhas, banheiros, depósitos. “Os pisos de madeira são sempre aconchegantes e atuais. As desvantagens resumem-se apenas a não poder usá-los em áreas molhadas”, orienta Fábio Valério, da Masterpiso Engineered Floors, empresa especializada em pisos de madeira multiestruturados e multilaminados. Outra dica importante é estar atento à qualidade do contrapiso, quanto a umidade e resistência, e certificar-se de contratar bons profissionais  para proceder a instalação, evitando assim manchas no piso e possíveis problemas futuros ocasionados pela má aplicação do produto.

 Para José Augusto Formighieri, proprietário da Formighieri Pisos & Decks, entre os principais vilões do piso de madeira estão os produtos químicos, como água sanitária e solventes, além sapatos de salto alto tipo​ agulha, unha de animais domésticos,  além da umidade. A sujeira e os resíduos do dia a dia também merecem atenção especial para que não risquem o piso. O ideal é que sejam utilizados​ produtos específicos para limpeza e manutenção de pisos de madeira, vassouras com cerdas macias e aspiradores de pó também​ são aconselhados  ​na manutenção.

 Valério recomenda ainda que sejam colocadas pequenas placas de feltro embaixo do pé dos móveis, para não riscar o piso, tapetes e capachos nas entradas de portas para diminuir o transporte de resíduos para dentro de casa. Ele aconselha evitar a incidência direta do sol no piso e o uso de cera, palha de aço ou ​outros produtos químicos para não manchar a madeira.  “Sempre que derramar líquidos no piso de madeira, como: água, café, suco, refrigerante, entre outros, procure enxugar imediatamente o local e em dias de chuva, fique atento a portas e janelas abertas por onde a água possa entrar”, alerta Fábio.

Além dos cuidados pontuais, é importante considerar o tempo necessário para manutenção dos pisos de madeira. José Augusto observa que, um piso ​de madeira ​quando bem conservado, é capaz de durar por tempo indeterminado. No entanto, na maioria dos casos​ é possível realizar a revitalização do revestimento ​ deixando o piso de madeira como novo, ​sempre que necessário, após a avaliação de um técnico ​ especializado​.

Ficha Técnica

Fotos: Divulgação

Publicação: Raquel Lima

Texto: Stephanie Menezes – Prime Comunicação

Por |2016-04-11T10:00:12-03:00abril 11th, 2016|

Notícias