Como usar os termos mais buscados no Google para melhorar seu conteúdo?
A lista dos termos mais buscados no Google a cada ano é sempre curiosa. Traz um pouco da retrospectiva dos fatos mais relevantes e também um quê do comportamento humano.
Para quem produz conteúdo, no entanto, ela revela um traço interessante da forma como o próprio Google faz a seleção das listas. Além de pinçar os termos mais digitados, a equipe do buscador seleciona três tipos de perguntas mais feitas pelos usuários:
- O quê?
- Como?
- Por quê?
Estas três perguntas têm relação direta com o conceito do Golden Circle (ou Círculo de Ouro, em bom português), muito usado no mundo da administração e popularizado a partir da apresentação de Simon Sinek no TED Talks em abril de 2014. Resumidamente, ele explica que empresas que tiveram sucesso fora da curva — Apple, por exemplo — começam sua razão de ser a partir do porquê, e não do “o quê”.
Em termos de conteúdo, a aplicação do Círculo de Ouro pode ser aplicada de outra maneira. Empresas que dão explicações superficiais explicam apenas o “o quê”. Empresas úteis dão um passo além e explicam como fazer as coisas. Empresas que são realmente experts em suas áreas explicam por que as coisas são como são.
Naturalmente, há pouca gente explicando como fazer as coisas e quase ninguém explicando o porquê delas. A razão é simples: isso exige profundidade e conhecimento real. É justamente por isso que você deve buscar estar nesse grupo. Dessa forma, conseguirá conquistar credibilidade e ranqueamento ao mesmo tempo.
Autor do livro “Break the Wheel”, Jay Acunzo teve passagens por empresas de vanguarda, como Google e Hubspot. Em seu keynote de abertura do Content Marketing World de 2017, em Cleveland, nos Estados Unidos, ele provocou a plateia da seguinte maneira: “numa escala de 0 a 10, quem aqui deseja ser um nota 5? Ninguém, certo? Então, por que vocês aceitam que o conteúdo de vocês seja nota 5?”.
Conteúdo precisa ser feito, segundo ele e outros autores de content marketing, como Jay Baer e Joe Pulizzi, para ser o melhor disponível em seu segmento. Se não houver essa pretensão, é muito difícil gerar resultados satisfatórios de marketing de conteúdo. Daí a importância de não se contentar em abordar apenas o “o quê” das coisas, mas ir além e avançar para o “como?” e, idealmente, o “por quê?”.
Apenas para matar a curiosidade, listamos a seguir os itens mais buscados no Google no Brasil em 2019.
Termos mais buscados
- Copa América
- Tabela do Brasileirão
- Gugu Liberato
- Vagas de emprego
- Gabriel Diniz
- Thanos
- Flamengo X Vasco da Gama
- Ricardo Boechat
- Copa do Mundo de Futebol Feminino
- Caio Junqueira
Por quê?
- Por que o WhatsApp parou de funcionar hoje?
- Por que são 21 tiros de canhão?
- Por que o Japão está na Copa América?
- Por que Carlinhos Brown saiu do The Voice?
- Por que não comer carne na Sexta-Feira Santa?
- Por que Lula foi solto?
- Por que ou porque?
- Por que Fábio Assunção virou meme?
- Por que o Instagram vai tirar as curtidas?
- Por que Lula foi preso?
Como fazer?
- Como fazer a inscrição para o Enem 2019
- Como fazer ovo de páscoa caseiro
- Como fazer que as pessoas gostem de mim
- Como fazer ovo de colher
- Como fazer figurinhas no WhatsApp
- Como fazer uma redação do Enem
- Como fazer meu quiz no Instagram
- Como fazer geladinho gourmet
- Como fazer convite virtual grátis para WhatsApp
- Como fazer chocolate quente
O que é?
- O que é libido?
- O que é cagarra?
- O que é democratização?
- O que é golden shower?
- O que é Shallow Now?
- O que é yuzu?
- O que é AI-5?
- O que é diverticulite?
- O que é Corpus Christi?
- O que é um contratorpedeiro?
Séries
- Game of Thrones
- Stranger Things
- Chernobyl
- Vis a Vis
- Manifest
- Sintonia
- Sex Education
- One Punch Man (Temporada 2)
- The Umbrella Academy
- The Good Doctor
Filmes
- Vingadores: Ultimato
- Coringa
- Capitã Marvel
- Toy Story 4
- O Rei Leão
- Aquaman
- Shazam
- Minha Vida em Marte
- Bird Box
- Bacurau
Acontecimentos
- Copa América
- Copa do Mundo de Futebol Feminino
- Libertadores
- Brumadinho
- Dia dos Professores
- Suzano
- Caso Neymar
- Greve Geral junho 2019
- Amazônia
- Reforma da Previdência
Mortes
- Gugu Liberato
- Gabriel Diniz
- Ricardo Boechat
- Caio Junqueira
- Fernanda Young
- Paulo Henrique Amorim
- Caroline Bittencourt
- Cameron Boyce
- Rafael Miguel
- Yasmin Gabrielle
Shows
- Sandy e Júnior
- Ed Sheeran
- BTS
- Anitta (Rock in Rio)
- Marília Mendonça
- Paul McCartney
- Bon Jovi
- P!nk
- Iron Maiden
- Los Hermanos (São Paulo)
Personalidades
- Mc Gui
- Jair Bolsonaro
- Danilo Gentili
- Najila
- Neymar
- Mauro Naves
- Luisa Sonza
- José Loreto
- Sérgio Moro
- Flordelis
Tecnologia
- iPhone 11
- Moto G7
- Amazon Prime
- Faceapp
- Dollify
- Xiaomi Mi 9
- Moto G7 Plus
- Galaxy S10
- Moto G6 Plus
- Moto G6
Virou Meme
- Meme do Riquinho
- O nome dela é Jenifer
- Caneta Azul
- Tô nem aí
- Juntos e Shallow Now
- Vem tranquilo
- Meme do Curso
- Fabio Assunção
- Joelma
- 3 reais
Programas de TV/Novelas
- BBB19
- A Dona Do Pedaço
- Espelho Da Vida
- Bom Sucesso
- Power Couple
- A Fazenda 2019
- O Sétimo Guardião
- Verão 90
- Orfãos Da Terra
- O Tempo Não Para
Times de Futebol
- Flamengo
- Palmeiras
- São Paulo
- Grêmio
- Vasco da Gama
- Santos
- Cruzeiro
- Sport
- Atlético Mineiro
- Fluminense
Receitas
- Chicha morada
- Fricassê de frango
- Bacalhau no forno
- Geladinho gourmet
- Bolo de laranja
- Capuccino caseiro
- Panqueca
- Canja de galinha
- Bolo de caneca
- Bolo de pote
Takeaway
O Google é mais do que um grande site de pesquisas. Ele faz a conexão entre quem tem uma pergunta a fazer e quem tem a resposta para aquela pergunta. Portanto, quanto mais o seu conteúdo responde a perguntas, mais chances ele tem de conseguir bom ranqueamento orgânico. Se a sua empresa for capaz de responder não apenas “o quê”, mas “como” e, principalmente, “por quê”, ela estará em vantagem.