Revista

Fiesc lança o Programa Indústria Solar para financiar energia solar a pequenas e médias indústrias

Início|Fiesc lança o Programa Indústria Solar para financiar energia solar a pequenas e médias indústrias
  • 001

    Fiesc lança o Programa Indústria Solar para financiar energia solar a pequenas e médias indústrias

Fiesc lança o Programa Indústria Solar para financiar energia solar a pequenas e médias indústrias

Durante uma recente reunião com a diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Programa Indústria Solar teve sua segunda etapa com foco nas pequenas e médias indústrias catarinenses

  “Através da economia gerada por meio dessa mudança de fonte energética, o setor de energia solar será impulsionado, popularizando os sistemas de energia solar.”

São Paulo – SP,05/03/2018 

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, chamada também de FIESC, atua em sinergia com ações incentivadoras e estimulando a inovação. Em 20 novembro de 2017 foi lançado a primeira fase do Programa Indústria Solar que recebeu mais de 1,3 mil inscrições em três meses. Esta etapa ofertou sistemas residenciais exclusivamente para cerca de 40 mil colaboradores das empresas participantes: Sistema FIESC, ENGIE, WEG, CECRED e CELESC.

Durante uma recente reunião com a diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Programa Indústria Solar teve sua segunda etapa com foco nas pequenas e médias indústrias catarinenses. A iniciativa é da FIESC junto com as empresas ENGIE e WEG, que fornecem e instalam os sistemas, com o apoio das Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC) e das instituições financeiras Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Cooperativa Central de Crédito Urbano (CECRED). As inscrições devem ser feitas no site do programa.

Para as indústrias catarinenses serão ofertados três modelos de geradores com preços especiais e condições diferenciadas de financiamento. O valor economizado na conta de energia elétrica pode ser um valor próximo ao da parcela do financiamento dos sistemas fotovoltaicos adquiridos por meio do Programa, tornando o investimento autofinanciável.

Já no caso de pessoas físicas, o programa oferece duas opções de sistemas residenciais: um com custo de R$ 10.428 e potência de 1,95 kWp, e outro por R$ 16.338 com potência de 3,25 kWp. Esses valores podem ser pagos à vista ou financiados em 60 vezes. Esta segunda fase permite que a oferta de sistemas residenciais seja aberta aos colaboradores das indústrias que aderirem ao Programa e optarem por estender essa opção também aos seus funcionários por meio de convênio.

A conta de energia significa muito nos custos de uma indústria de pequeno e médio porte. Através da economia gerada por meio dessa mudança de fonte energética, o setor de energia solar será impulsionado, popularizando os sistemas de energia solar. O país atualmente conta com 22,7 mil sistemas fotovoltaicos em operação, sendo 2,2 mil em Santa Catarina. O Programa Indústria Solar está ampliando a quantidade de sistemas solares fotovoltaicos instalados no Estado em um curto período.

Segundo Rodrigo Lopes Sauaia, presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o mercado de energia solar cresceu mais de onze vezes. Para se ter ideia do crescimento dessa fonte de energia, em 2017 o ano começou com cerca de 90 MW operando no Brasil e foi fechado em 1.100 MW.

Aproveitando essa alta, algumas empresas especializadas na área atuam no mercado auxiliando quem procura obter energia solar ou tem dúvidas sobre as vantagens dessa fonte renovável de eletricidade ou sobre como funciona o painel solar fotovoltaico. Esse é o caso do Portal Solar, o maior portal de energia solar do Brasil. O site auxilia os interessados em energia solar fotovoltaica a encontrar a melhor empresa para instalação do sistema que gera energia solar. De acordo com os especialistas, esse tipo de energia tende a crescer e o investimento tende a ficar cada vez mais acessível.

Website: https://www.portalsolar.com.br/

 

Por |2018-03-05T18:57:15-03:00março 5th, 2018|

Notícias