Revista

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande | Escadas espetaculares

Início|Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande | Escadas espetaculares
  • 001

    Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande | Escadas espetaculares

  • 002

    Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande | Escadas espetaculares

  • 003

    Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande | Escadas espetaculares

  • 004

    Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande | Escadas espetaculares

  • 005

    Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande | Escadas espetaculares

A dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande fala sobre o uso deste item funcional como um elemento decorativo dentro do projeto de interiores

Uma escada pode ser só uma escada. Aquele elemento de ligação entre dois andares, que cumpre sua função com excelência. Porém, para a dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, ela pode ser mais, e encher os olhos de quem adentra o cômodo em que está instalada. Os profissionais carregam em seu currículo diversos projetos onde as escadas ganham formas e cores inusitadas, protagonizando a decoração dos espaços.

Segundo eles, há alguns elementos que devem ser levados em consideração antes de projetar uma escada. “A área disponível é essencial para delimitar o formato da estrutura. Tendo essa medida, você pode optar por alguns formatos, como reto, helicoidal ou angulado”, revela o designer Daniel Casagrande. O estilo também é um fator determinante na definição dos materiais que serão utilizados na produção da escada. “Ambientes clássicos pedem escadas em estrutura de aço fundido, com balaústres e assoalho em mármore. Já as versões contemporâneas exploram o aço, vidro e pedras brutas”, complementa o arquiteto Luiz Maganhoto.

Quando o assunto é segurança, principalmente para crianças e idosos, elementos como guarda-corpo e a altura dos degraus, ou espelhos, como são chamados na linguagem técnica, devem ser uma preocupação no projeto. “No caso do guarda-corpo de vidro, indica-se o vidro temperado ou laminado, opções mais seguras pois não estilhaçam e são mais resistentes. A fim de garantir maior conforto aos idosos que utilizarão as escadas, aplicamos uma altura máxima de 15 cm de espelho, que demanda menos esforço para subir”, afirma o designer.

Neste projeto de loft, destinado à um casal jovem sem filhos, os profissionais optaram por um modelo reto, com dois patamares, estrutura metálica vazada e degraus em mármore branco.

Escada 01

A escada é o grande destaque deste ambiente, que integra sala de televisão, jantar e cozinha. Projetada em formato helicoidal, ela conta com 2,7 metros de diâmetro e foi produzida em duas partes, para se encaixar no espaço. Sua estrutura é em metal com pintura automotiva, revestida internamente com carpet.

 Escada 02

Esta escada foi desenhada especialmente para estes clientes e segue um formato de semicírculo. Foi projetada em concreto e aço, com degraus vazados, revestidos com mármore Nero Marquinha. Conta com sistema de iluminação em LED embutido e guarda-corpo de vidro.

 Escada 03

Projetada em estrutura metálica branca, esta escada conta com piso marmoglass e guarda-corpo de vidro em uma das laterais. O destaque vai para os dois patamares triangulares, na base da escada, pensados para dar mais conforto à subida, onde os pés tocam por completo o piso.

 Escada 04

Sobre Maganhoto e Casagrande Arquitetos Associados:

O arquiteto Luiz Maganhoto, que completa 30 anos de carreira em 2016, e o designer Daniel Casagrande estão a frente do escritório Maganhoto e Casagrande Arquitetura, que por nove anos consecutivos esteve em primeiro lugar na premiação TOP 100 Kaza Paraná, uma homenagem aos arquitetos e designers mais atuantes e influentes em todo o território nacional. Os profissionais acumulam troféus e projetos notáveis e dentre seus feitos estão 600 clínicas espalhadas pelo mundo, além de inúmeros projetos residenciais.

 

Serviço:

Maganhoto e Casagrande Arquitetura

Rua Dr. Ney Leprevost, 241 – Curitiba

http://www.maganhoto.arq.br/

Ficha Técnica:

Foto Pessoal: Gerson Lima

Fotos de Ambientes: Rodrigo Ramirez, Roger Dipold

Texto: Andressa Vianna – BG Comunicação

Arte e Publicação: Raquel Lima

Por |2017-03-09T08:57:15-03:00março 9th, 2017|

Notícias