Percepção do mundo sobre Marketing
Percepção do mundo sobre Marketing.
Sou um profissional do Marketing, o marketing é muito amplo e provavelmente existem alguns milhões de “marqueteiros” no mundo, isso quer dizer que representamos pelo menos 0,0001% da população global;
Sendo assim a grande maioria dos 7 bilhões de pessoas restantes, grosseiramente mal entendem o que faço para viver. Pode-se dizer que normalmente supõem que eu sou um cara de vendas, mas com medo de admitir isso, ou instantaneamente me equiparam com anúncios pop-up, e-mail spam, junk mail, ou telemarketing e por aí vai.Dada a oportunidade, vou definir o que é e como o marketing está inserido na vida de cada um, usando uma maneira direta e pessoal. Basta apenas Fazer perguntas básicas que ajudam a ilustrar algumas maneiras que o Marketing inteligente não é apenas Marketing. A diferença: É envolvente, proposital e oportuna. É o oposto de empurrar informações de forma invasiva para as massas, é tudo orientando para cada indivíduo ao longo de sua jornada única, ajudando-os a atingir seus objetivos a fim de receber uma experiência personalizada.
1 – Terra desconhecida
Quando você estiver viajando a negócios e precisa de uma “carona”, como você pede o carro? Como você paga por esse serviço, e como você recebe o recibo para seu controle de gastos?
2 – Shopping?
Se você esta pensando em comprar algo, como um novo microondas, quais são as formas que você usa para investigar sobre o produto, as formas que te dão segurança na hora da compra, que te garantem que aquele é o melhor produto pelo melhor preço. Você sempre procura conselhos de amigos em redes sociais?! Você confia em suas opiniões?
3 – Quem e você?
Como você se sente quando você entra em contato com uma empresa que você foi fiel por anos e eles não sabem quem você é?! Ou o contrario: Você esta mais propenso a fazer negócios com marcas que reconhecem sua história junto deles? Aqueles que compreendem como você prefere se relacionar, dos gostos e dos desgostos
4 – “E agora quem poderá me defender?!”
Se você estivesse tendo um problema com um produto, você preferiria entrar em contato com o SAC através do telefone ou iria direto para a página social da marca reivindicar seus direitos? Você presta atenção no que dizem nas redes sociais sobre os produtos que você consome
5 – “Amooor vai lava a louça”
Você ja adicionou alguma coisa no carrinho de compras em uma loja virtual mas por algum motivo não finalizou a compra e recebeu um email te lembrando sobre o item e então acabou completando a compra?
6 – “Senhor vai querer a sua via?”
Quando você compra algo em uma loja física, você acha organizado e prático receber a nota da compra via SMS direto em seu telefone celular?!
7 – Nossa como eles sabem que eu precisava disto?
Alguma vez você compra algo com por exemplo uma câmera e na próxima vez que visita o site do fornecedor você vê ofertas de produtos complementares, como cartões de memória, lentes, tripés e etc?
8 – Que sorte, é aqui do lado!
Você já esteve perto de um restaurante e recebeu um SMS com um desconto especial para aquele dia!?
9 – Você viu que corri 289 metros?!
Você tem qualquer aparelho como uma pulseira fitness que você conecta a um aplicativo de celular?! Como isso aprimora o uso, fica mais intuitivo? Mais fácil?! Mais interessante?!
E aí? convencido?
Faça a si mesmo essas perguntas na próxima vês que encontrar-se defendendo a honra do Marketing. Assim, talvez, grande parte dos restantes 7 bilhões de habitantes entendam o quão poderoso e importante o marketing é para o usuário quanto para o anunciante;