Revista

O empoderamento feminino na construção civil – Vivian Fernandes

Início|O empoderamento feminino na construção civil – Vivian Fernandes
  • 001

    O empoderamento feminino na construção civil – Vivian Fernandes

O empoderamento feminino na construção civil – Vivian Fernandes

Empoderando-se de profissões vistas como masculinas, a pesquisa mais recente do Ministério do Trabalho e o Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), apontou que o número de mulheres que atuam na construção civil com carteira assinada passou de 205.033 em 2019 para 216.330 no ano seguinte. Isso representa um crescimento de 5,5%.

Ao analisarmos os últimos dez anos, o Ministério compartilhou que o crescimento é de quase 50% na força de trabalho feminina. Um exemplo disso, é o estado de Minas Gerais que possui mais de 22 mil mulheres atuando no setor, o que representa 10% da força de trabalho do estado.

O aumento da presença feminina segue o crescimento do setor no Brasil. De acordo com o IBGE, o PIB da construção, em 2021, obteve aumento de 9,7%, melhor resultado desde 2013, mostrando que o ecossistema continua tendo um forte papel na economia nacional.

Para que os números continuem favoráveis e a participação feminina cresça, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados aprovou  o projeto de lei 5358/2020 que visa destinar 5% das vagas operacionais do setor para elas. O projeto ainda vai passar por mais algumas instâncias, mas representa uma esperança.

Quando eu entrei na área, há mais de 20 anos, era muito raro encontrar outras profissionais no canteiro de obras. Elas costumavam ocupar cargos nos escritórios, mas eu queria estar em ambos os lugares. Me inspirei em minha primeira gerente  de planejamento e controle, que enfrentava com força e resiliência as dificuldades que encontrava. Observando como ela fazia é que aprendi muita coisa e coloquei em prática.

De lá para cá, ficou mais fácil encontrar mulheres nos canteiros, em posições que vão de engenheiras a encarregadas de obra. Elas estão em todos os lugares. Mas, não é segredo que muito ainda precisa ser feito, como por exemplo, oferecer mais posições de liderança. Com a liderança feminina, as empresas vão ganhar mais resiliência, diversidade de pensamento, um olhar meticuloso e atencioso que são características importantes para a construção civil.

Ainda percebo bastante resistência à aceitação da autoridade técnica e da posição hierárquica das mulheres por parte dos mestres, encarregados e demais colaboradores da operação. É claro que existe a necessidade de “ser firme” e “se impor”, mas com os incentivos à capacitação, mais inserção de trabalhadoras nos canteiros e projetos de lei como o que tramita na Câmara, há esperança. Afinal, nós mulheres podemos ocupar o cargo que quisermos. Inclusive colocarmos as mãos nas obras.

Vivian Carolina Fernandes, Gerente Regional de Engenharia da Vitta Residencial em Campinas, possui mais de 20 anos de experiência na Construção Civil. É graduada em Engenharia Civil pela Universidade Fumec de Belo Horizonte com pós graduação em Gestão de Custos. 

 

Sobre Vitta Residencial Incorporadora e Construtora: Fundada pelos executivos Rodrigo Villas Boas, Rodrigo Saccarelli e Fábio Franco, a empresa possui sede em Ribeirão Preto e escritórios em outras regionais. No ano passado a empresa lançou empreendimentos em 4 novas cidades, apesar da pandemia. A construtora é movida pelo propósito de criar e construir empreendimentos que promovam melhorias na qualidade de vida, com conforto e segurança. Com soluções voltadas para moradias e referência em inovações nos segmentos de construção e imobiliário, gerando impacto positivo nos ecossistemas em que estão inseridas, a instituição está preparada para capturar a crescente demanda do mercado.

 

Contato para imprensa
[email protected]

Por |2022-08-29T19:11:11-03:00agosto 29th, 2022|

Notícias