Vagas mal projetadas podem virar uma grande dor de cabeça para varejistas
Arquiteto explica que, além de gerarem gargalos de acesso, estacionamentos mal planejados podem resultar em sinistros e altos custos aos lojistas
Não é novidade que a falta de vagas de estacionamento é um problema tanto para comerciantes quanto para consumidores, em diversas cidades brasileiras. Porém, muitas vezes o varejista não percebe o quanto essa questão pode estar impactando o faturamento do seu negócio – principalmente quando ele já investiu em um estacionamento. Keiro Yamawaki, arquiteto da Garage Plan, vai falar sobre o tema durante o encontro “Como a arquitetura pode alavancar o seu negócio”, no dia 13 de junho, às 8h, na Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.
O arquiteto explica que, para solucionar a falta de vagas, não basta construir um estacionamento próprio. Para ter retorno real, o comerciante precisa de um estacionamento muito bem planejado. “A maioria das lojas com estacionamento adota o sistema self-park, no qual os próprios clientes estacionam o carro. Por isso é muito importante investir no conforto de manobra, porque espaços mal organizados podem fazer o cliente desistir da compra ou, pior, gerar pequenos acidentes no local, que se transformam em grandes custos para o lojista”.
A preocupação vale para qualquer empresa que tenha estacionamento, seja um supermercado, uma loja de departamentos ou um restaurante, por exemplo. “Muitas vezes, após investir em um estacionamento mal planejado, o lojista acaba tendo que contratar um orientador de pátio, quando não manobristas. No final, o custo-benefício pode não ser interessante, porque a operação se torna cara”, explica Keiro.
Ele conta que há casos em que lojistas precisam abrir mão da quantidade de vagas para aumentar a qualidade do estacionamento, e isso traz mais clientes do que antes. Além do conforto de manobra, investir em um bom projeto de estacionamento inclui questões de segurança – como a instalação de equipamentos de monitoramento nos locais corretos.
Na palestra do dia 13, Keiro vai detalhar como funciona o desenvolvimento de projetos dessa natureza e como os lojistas podem melhorar suas soluções de estacionamento com apoio da arquitetura. O evento é gratuito e para participar basta enviar um email para [email protected] e fazer a inscrição.
SERVIÇO
Como a arquitetura pode alavancar o seu negócio
Data: 13 de junho
Hora: 8h
Local: Associação Comercial do Paraná (ACP)
End.: Rua XV de Novembro, 621, Centro, Curitiba/PR.
Mais informações: Página do evento no Facebook.
O evento é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição pelo email [email protected].
Ficha Técnica:
Texto Bianca Smolarek | Thais Moreira – ASSESSORIA DE IMPRENSA – ARQTTO
Imagens: *Imagens: Arquivo Garage Plan*
Arte e publicação: Raquel Lima